APRESENTAÇÃO
HISTÓRIAS
PARTICIPE

 

HISTÓRIA

Story title

Caderneta de António José Nunes de Carvalho

Contributed on behalf of

António José Nunes de Carvalho

Autor

Margarida Portela

Person 1 First name

António José Nunes de

Person 1 Surname

Carvalho

Ocupation Person 1

Soldado/1º Cabo

Story / Relato

Esta caderneta militar, que se encontra em perfeito estado de conservação, é exemplar para a compreensão da história do recrutamento e vida dos soldados portugueses na 1ª Guerra Mundial. A neta do referido combatente refere que António José Nunes de Carvalho sempre conservou a sua caderneta com orgulho de ter pertencido ao C.E.P. e participado na Grande Guerra, onde foi feito prisioneiro.

A caderneta concede informações diversas. Logo no início referencia as indicações e cuidados a ter com a mesma, com o seu preenchimento e manutenção. Inclui ainda informações como: Naturalidade: Moura, Beja; Data de Nascimento: 13 de Março de 1895; Filiação: Joaquim Rita e Francisca Caeiro Fortes; Estado Civil: Solteiro; Alistamento: 9 de Julho de 1915 em regime de recrutamento; Altura e outros sinais particulares: 1,59 cm; Regimento: Infantaria nº 17 a partir de 15 de Maio de 1916; Habilitações Literárias: 3º grupo (ler, escrever e contar). Refere igualmente nas aptidões especiais que seria chefe de grupo dos agentes de ligação e sinaleiro. Todas as suas colocações e promoções estão patentes, assim como estariam as de todos os soldados nas suas cadernetas. No caso do soldado António José, terá sido promovido de soldado a 1º Cabo em 17 de Setembro de 1918. A caderneta possuía muito mais capacidade informativa que as folhas de registo. Referia, por exemplo, os tempos de licença, os tratamentos hospitalares, os prémios, recompensas, condecorações e louvores, e até mesmo as contas de fardamento, das alparcatas às camisolas, dos dólmanes de serviço às toalhas.

Todavia, o traço mais marcante desta caderneta militar encontra-se nas “Notas Biográficas”, que encerram a vida de cada combatente do C.E.P. No caso de António José Nunes de Carvalho refere:

«Prompto da instrução de recruta em 28 de Agosto de 1916. Continua no serviço efectivo desde 29, nos termos da circular nº 44 do Comando da 4ª Divisão do Exército de 22 de Março. Fazendo parte do C.E.P. embarcou para França em 8 de Agosto de 1917, desde quando conta 100% de aumento sobre o tempo de serviço. Promovido a 1º Cabo em 17 de Setembro de 1918 digo; Prisioneiro de guerra em 9 de Abril de 1918. Presente no C.E.P. em 16 de Janeiro de 1919 desembarcou de regresso de França em 4 de Fevereiro de 1919. aumenta 545 dias. Licenciado em 16 de Junho, indo domiciliar-se na freguezia de Safara, concelho de Moura.»

Segundo Laura Caeiro Vargas, sua neta, o seu avô contava histórias diversas dos tempos em que esteve preso, sendo que a mesma se recorda das suas menções a um cachimbo desmontável e a um mapa da Alemanha, que ele teria efectuado para se recordar dos locais onde estivera preso. A sua saúde ficou bastante debilitada posteriormente à sua participação na Grande Guerra. Como terá sido gaseado durante a mesma, perdeu uma vista e sofria de diversos problemas de cariz gástrico, tendo sido paciente do Hospital Militar de Lisboa até à data da sua morte. Assim mesmo, como demonstra a sua caderneta, terá sido sujeito a apresentações periódicas no quartel do Regimento de Infantaria nº 17, em Moura, até 1936, o que pode ser comprovado pelos carimbos e rubricas do oficial responsável pela revista.

António José Nunes de Carvalho sempre teve, segundo os seus familiares, orgulho na sua participação na Grande Guerra, não escondendo os traumas de ter sido prisioneiro, nem a sua história, que contava aos filhos e netos. Faleceu em Lisboa, na Estrela, no Hospital Militar de Lisboa em 1976. Dizia sempre que queria estar com os seus camaradas de armas nessa última hora, preferindo ser enterrado junto aos mesmos do que com a própria família, pois só os homens que viveram a guerra saberiam o que era o companheirismo e a camaradagem durante a mesma. Segundo a sua neta, a sua vontade, expressa em vida, foi cumprida aquando da sua morte. Encontra-se enterrado junto dos seus companheiros de armas no Batalhão dos Combatentes no Alto de São João em Lisboa.

Data em que a história começou

1915

Local em que a história aconteceu

Portugal – França

Objectos associados / Summary description of items

Caderneta Militar de António José Nunes de Carvalho

Select keywords

Prisoners of War; Recruitment and Conscription

Theatres

Western Front

 

Objectos relacionados

Title

Caderneta Militar de António José Nunes de Carvalho

Nome da pessoa a que o objecto está associado (Person 1)

António José Nunes de Carvalho

Contributor

Laura Caeiro Vargas

Descrição do objecto

Caderneta Militar de António José Nunes de Carvalho

Language

Português

Select keywords

Prisoners of War; Recruitment and Conscription

Theatres

Africa; Western Front; Naval Warfare