APRESENTAÇÃO
HISTÓRIAS
PARTICIPE

 

HISTÓRIA

História

António Lopes Rodrigues Palma e a sua participação na Grande Guerra

Contributed on behalf of

Vasco Cruz Rodrigues

Autor

Margarida Portela

Person 1 First name

António Lopes Rodrigues

Person 1 Surname

Palma

Ocupation Person 1

Soldado/1º Cabo

Story / Relato

Segundo a folha de matrícula deste soldado, que Vasco Cruz Rodrigues, seu parente, terá consultado, António Lopes terá sido recrutado em 30 Julho de 1915 e incorporado em 15 Janeiro de 1916 na 12ª Companhia do Regimento de Infantaria nº 34 em Mangualde. Terá feito o curso de habilitação para Primeiros-cabos e foi aprovado no mesmo, com distinção, em 18 Abril de 1916. Pronto da instrução de recruta desde 29 de Abril daquele ano, estava assim preparado para entrar ao serviço de Portugal na Grande Guerra. Era igualmente atirador de Primeira Classe.

O seu Boletim Individual C.E.P. inclui detalhes como: Unidade C.E.P a que pertencia: Batalhão de Infantaria, 3º Batalhão, Infantaria 34, 2ª Companhia; Placa nº 10599; Nº de soldado: 499; Estado Civil: solteiro; Filiação: José Lopes Carvalhinho e Maria das Dores; Naturalidade: S. Tiago, Ceia; Parentes vivos mais próximos: pai e mãe; Embarque em Lisboa: 19 Janeiro de 1917; Desembarque em Lisboa: 24 Agosto de 1918. O campo de observações do documento apresenta ainda indicações relacionadas com a sua vida na frente de batalha e suas funções. Entre as diversas informações incluem-se detalhes como; em Novembro de 1917 foi colocado no Depósito de Material de Base; dias de licença de campanha; forma como foi abatido ao efectivo da sua unidade, para que regressasse em 1918 a Portugal, onde desembarcou em data anteriormente referida.

O documento apresentado foi produzido pelos Serviços de Estatística e Estado Civil do C.E.P. em 19 de Março de 1923, sendo que se encontra referenciado como «Visto» pelo seu director em 23 de Março de 1923, como atesta o carimbo e a assinatura.

A fotografia apresentada mostra-nos António Lopes Rodrigues Palma fardado e pertenceria à sua folha de matrícula, sendo uma fotografia com fins de identificação do soldado. Segundo o seu neto, ter-lhe-á sido atribuída a medalha comemorativa “França 1917 – 1918”, que relembrava o esforço de guerra efectuado por estes combatentes. Posteriormente à guerra, em 1920, terá ido morar para Angola, mais propriamente para Luanda.

Data em que a história começou

1915

Data em que a história terminou

1920

Local em que a história aconteceu

Portugal – Flandres

Objectos associados / Summary description of items

Boletim Individual do Corpo Expedicionário Português; fotografia de António Lopes Rodrigues Palma que constava na sua folha de matrícula

Select keywords

Artillery; Trench Life

Theatres

Western Front

 

Objectos relacionados

Title

Boletim Individual de António Lopes Rodrigues Palma

Nome da pessoa a que o objecto está associado (Person 1)

António Lopes Rodrigues Palma

Contributor

Vasco Cruz Rodrigues

Nome do autor / criador do objecto

Serviços de Estatística e Estado Civil do C.E.P.

Tipo de objecto

Boletim Individual C.E.P.

Language

Português

Date created

19 Março 1923

Location (place name)

Portugal

Select keywords

Artillery; Trench Life

Theatres

Western Front

 

Title

Fotografia de António Lopes Rodrigues Palma

Nome da pessoa a que o objecto está associado (Person 1)

António Lopes Rodrigues Palma

Contributor

Vasco Cruz Rodrigues

Tipo de objecto

Fotografia

Date created

1916 (?)

Location (place name)

Portugal (?)

Select keywords

Artillery; Trench Life

Theatres

Western Front